Normas para elaboração do resumo 2022

Informações Gerais

Os resumos deverão ser submetidos exclusivamente por e-mail. Atenção: Resumos enviados por outra maneira de transmissão de documentos não serão aceitos e não serão processados pela Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos;

A aceitação do resumo, apresentação e inclusão do trabalho nos anais do evento estará condicionada ao pagamento da inscrição do autor responsável pelo envio. Comprovante de pagamento deve ser enviado junto aos documentos solicitados.

Cada inscrição dará direito à submissão de até três resumos como autor principal/relator;

Cada trabalho deverá ter um autor principal e até no máximo 5 (cinco) coautores;

Os resumos deverão seguir o formato do modelo disponibilizado no item “elaboração do resumo

O envio de trabalhos científicos (resumos) representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar(em) o(s) trabalho(s), se aceito(s), de forma à definir (virtual ou presencial).

O conteúdo dos trabalhos e da apresentação é de total responsabilidade dos autores;

É obrigatória a apresentação de comprovante de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa – CEP no ato da submissão para todas as pesquisas que envolvem seres humanos, devendo ser anexado parecer de aprovação em área própria do site, no formato PDF, conforme estabelecido pela Resolução CNS nº 466/2012 e Carta Circular nº 166/2018-CONEP que decide acerca dos estudos do tipo “Estudo de caso, Ensaios clínicos” e complementares.

Os resumos submetidos serão avaliados pela Comissão de Trabalhos Científicos, que aprovará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas definidas para submissão de trabalhos e de acordo com os preceitos éticos estabelecidos pela Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Carta Circular nº 166/2018-CONEP e complementares.

As defesas dos pôsteres aprovados para apresentação oral, serão definidas posteriormente quanto a modalidade, se on-line ou presencial, em virtude da pandemia de Covid-19. 

O certificado será disponibilizado no site do Congresso, em formato .pdf, em até 45 dias após o término do evento;

É de responsabilidade do autor principal/relator a distribuição dos certificados aos coautores.

Critérios de avaliação dos resumos:

Originalidade e modernidade do tema

Adequação do resumo às normas, clareza e coerência do texto;

Relevância do conteúdo para a Oncologia, pesquisa cientifica e áreas multiprofissionais;

Adequação do método aos objetivos propostos;

Os trabalhos que envolverem pesquisas com seres humanos deverão obedecer aos preceitos éticos previstos na Resolução CNS nº 466/2012 e Carta Circular nº 166/2018-CONEP e complementares, além de apresentar comprovante de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa- CEP.

Elaboração do resumo:

Os Resumos devem conter no mínimo 150 e no máximo 250 palavras (resumos fora desse limite serão recusados pela comissão científica durante a avaliação).

As 250 palavras não incluem o nome dos autores, o título do resumo, as palavras-chave e nem as expressões referentes aos subtítulos/subdivisões a serem seguidas: “introdução”, “metodologia”, “resultados e discussão” e “conclusão”.

Título:

Fonte: deverá conter no máximo 25 palavras, centralizadas e em negrito. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 14. Apenas a primeira palavra com a letra inicial em maiúscula, exceto nomes científicos, abreviaturas e siglas. Na última letra deve conter um número arábico.

Autores:

Inserir 1 espaço simples (entre o título e os autores);

Os nomes dos autores devem ser listados em sequência e centralizados abaixo do título, por extenso e com a primeira letra de cada nome maiúscula. Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12.

Texto do resumo:

Deve constar na ficha de inscrição, no espaço reservado.

2 espaços simples entre filiações e o início do resumo

Máximo de palavras do resumo, excluindo-se as subdivisões/títulos/filiações/palavras-chaves: mínimo de 150 e máximo de 250 palavras.

Fonte do texto das subdivisões do resumo: Times New Roman; estilo da fonte das subdivisões do resumo: negrito; tamanho da fonte das subdivisões do resumo: 11; espaçamento: simples; alinhamento: justificado.

Fonte do texto do conteúdo do resumo: Times New Roman; estilo da fonte do conteúdo do resumo: normal; tamanho da fonte do conteúdo do resumo: 11; espaçamento: simples; alinhamento: justificado

Palavras-chave:

Espacejamento simples entre resumo e palavras-chave, máximo de 5 palavras-chave, utilizar fonte Times New Roman tamanho 11

Os descritores são palavras fundamentais que auxiliam na indexação dos artigos em bases de dados nacionais e internacionais em Ciência da Saúde. Para determinar os descritores, deve-se consultar a lista de DeCS – Descritores em Ciências da Saúde, elaborada pela BIREME. Disponível em: http://decs.bvs.br// Fonte do texto do termo “palavras-chave”: Arial; estilo da fonte do termo “palavras-chave”: negrito; tamanho da fonte do termo “palavras-chave”: 12; espaçamento: simples; alinhamento: justificado

Importante:

Caberá aos autores proceder à adequação do texto às normas antes de encaminhá-lo, sendo de sua inteira responsabilidade a precisão e correção da linguagem;

A publicação é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Comissão de Trabalhos Científicos a avaliação e o envio dos resumos para a Revista Scientia Amazônia.

Categorias para Submissão:

Resultado de Pesquisa Clínica ou Experimental;

Revisão Sistemática da Literatura;

Estudo de Caso;

Relato de Experiência;

Revisões integrativas.

Os resumos devem ser submetidos dentro de uma das seguintes áreas temáticas:

1) Bases Biológicas e moleculares das Neoplasia

2) Oncologia Clínica e Cirúrgic

3) Tratamento multimodal do Câncer

4) Cuidados paliativos ao paciente oncológico

5) Ética em pesquisa com seres humanos

Envio do pôster

Os autores terão até às 23:59h (horário Manaus-AM -4GMT) do dia determinado na carta de aceite para enviar o pôster em formato .pdf editável, sob pena de exclusão da apresentação e publicação nos anais do evento;

Os melhores trabalhos serão premiados no último dia do congresso, em horário a ser divulgado no site do evento;

Documentos para envio de Resumo

– Ficha de inscrição de Resumo em formato Word

– Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (caso necessário)

– Comprovante de pagamento (PDF)